Dedicada aos MILITARES de MONTIJO que, naqueles anos de 1961/1975 por TRILHOS, PICADAS, BOLANHAS, ARES, RIOS e MARES arriscando, a cada segundo, a própria VIDA, contribuiram para elaborar o Nosso Legado Histórico.
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
BAT. CAÇ. 1887 Farim 1966/68 (fotos de JMFortuna)
EM GUIDAGE NO DIA 29MAR67 JOÃO MANUEL FORTUNA e FRANCISCO FERREIRA BARRÃO.
A VIATURA EM QUE EU SAÍA PARA O MATO REBENTOU (N)UMA MINA QUANDO IA PARA BINTA NO DIA 19JUN67 -: CINCO MORTOS , 11 FERIDOS.
Foto tirada no dia 11DEZ67 em Farim quando morreu JOSÉ MIRANDA.-
Foto tirada no mato quando vinha da operação de Jungali, e matámos o porco em Canjambari, a 12DEZ66.-
Em BINTA, no dia 29SET66 quando íamos pôr o pessoal a GUIDAGE.
Bazooka - Foto em Guidage a 19SET67 - João Manuel FORTUNA e Francisco Ferreira BARRÃO-.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Amigos
ResponderEliminarQuanto à nota da viatura em que supostamente foi destruída por uma mina na Picada de Binta-Farim, no dia 19-06-1967, não me parece ser a Mercedes que foi totalmente incendiada em consequência do rebentamento do fornilho.
Esta foto parece-me ser tirada em Farim, junto ao Poilão grande e ao rio Cacheu em Farim.
E não morreram nesse dia 5 elementos das NT, mas 3. 1 Sold do Pel Mort 1065, acoriano e 2 guineenses adstritos ao Bat Caç 1887.
Vide várias fotos em
http://carlosilva-guine.i9tc.com/site/
Páginas do Pel Daimler 1134 e Pel Mort 1065
E Livro dos Mortos do EME pág 269 e 270
Convém narrar os acontecimentos, tanto quanto possível próximos da verdade a fim de não se deturpar a verdade e não prestarmos um mau serviço à História, na medida em que fomos os protagonistas e acabamos um dia mais tarde por ser "uns aldrabões" contadores de fantasias.
Ou fazemos um trabalho sério ou então não fazemos nada.
já tenho lido muitas historietas fantasiosas sobre a nossa guerra, o que é pena.
Um abraço
Carlos Silva
Amigos
ResponderEliminarRecebi um mail, do nosso amigo e camarada João Manuel Félix em que me informa que no verso da foto do nosso camarada J M Fortuna está escrito que naquele dia fatídico houve 5 mortos.
Na minha boa fé e com a preocupação de informar em termos históricos sobre a guerra colonial, tanto quanto possível os factos próximos da verdade, reitero que os dados oficiais em termos de militares 2º a fonte citada as NT, sofreram 3 mortos.
Contudo não contesto, que fique bem claro, que tivesse havido 5 mortos nessa data e nem tenho legitimidade para duvidar dessa informação, pois nem todas as Hist das Unidades, se referem a outros mortos que não fossem das NT, bem como, o livro citado apenas se refere aos mortos militares e nunca a civis.
Deste modo, face à informação recebida, sinto-me na obrigação de aqui deixar publicamente esta explicação, pedindo desculpa ao autor do blogue e aos seus leitores se os induzi em erro, pois foi sem qualquer intenção de desmentir fosse quem fosse e que o fiz por não estar na posse de toda a informação, como agora acontece.
De qualquer modo, penso assim até ter contribuído também para o esclarecimento de uma outra vertente da guerra que o público em geral não se apercebe.
Com um abraço amigo
Carlos Silva