quarta-feira, 23 de março de 2011

Mensagem do Amigo e Camarada AMÉRICO DIMAS (actualmente em Luanda, Mirantes-Talatona)



Caro João Félix
Sempre com o mesmo pensamento, ou seja, aumentar o acervo do blogue Tabanca do Montijo, junto envio-te a imagem do emblema do “Lobo Mau”, que como deves saber, era o nome de código do helicóptero Alouette III, equipado com um canhão MG 151 de 20mm.
Foi um emblema produzido em reduzida quantidade (penso que, 25 unidades…???) e distribuído na Base Aérea nº 12 – Bissalanca – Guiné, apenas aos tripulantes (pilotos e atiradores), do referido “helicanhão”, designação como também era conhecida aquela aeronave, após o ano de 1972, altura em que foi concebido.
Como curiosidade e sem vaidade, fui eu o seu autor. Depois de o ter concebido e desenhado, foi o mesmo submetido a aprovação superior, concretamente ao Comandante da Esquadra 122, que por sua vez o submeteu à aprovação do Comandante do Grupo Operacional 1201, o saudoso Tenente Coronel Pil.Av. José Fernando de Almeida Brito, morto em missão de combate, um dia depois de ter feito 40 anos de idade, quando o avião que pilotava, um Fiat G91 R-4, foi atingido por um míssil terra-ar “Strella” ou “Sam-7”, de fabrico russo, no dia 28 de Março de 1973).
Depois da sua aprovação, mandei-o fazer na Casa das Bandeiras em Lisboa, na altura em que fui de férias à “Metropole” (Fevereiro de 1972), levando-os comigo no final das férias, no regresso à Guiné.
Américo Dimas

Sem comentários:

Enviar um comentário