terça-feira, 14 de setembro de 2010

àcerca de Acidente com mina a 13NOV69 -Nhambalã




Há um esclarecimento que devo fazer [ao poste P6982] (*). A favor dos felupes: (i) O problema das colunas foi no percurso Binta para Guidaje; (ii) Por sua vez, o nosso amigo Nelson Gonçalves estava em S. Domingos.
Eu tinha sido "demitido" [ do cargo de vaguemestre] ainda em 1969 (Outubro ?) e o Jorge Xavier Lage (furriel de armas pesadas da minha CCAV 2539) tomou conta da Vaguemestria, em que fui só substituído, oficialmente, em 1971 .Já tinha feito colunas a Ilía, terra de felupes, onde adquiria porcos, patos, fruta , etc. , recursos locais.Naquele dia 13 de Novembro de 1969 decidiu-se que eu iria na GMC rebenta-minas apenas com o condutor com o objectivo de comprar, com o "novo vaguemestre", recursos locais a fim de o Jorge Lage ganhar prática no assunto. Eram as únicas colunas que eu fazia em S. Domingos, para compras locais.O abastecimento era feito por barco civil , com escolta de fuzileiros , e no porto de S.Domingos a escassos 300 metros do quartel.Na coluna de 13 de Novembro de 1969, nem noutra, em S.Domingos, se verificou saque de géneros.Em S. Domingos tudo sempre correu bem. Na coluna de 13 de Novembro, em que ficou ferido o Alf Nelson do Pel Caç Nat 60, o problema foi a existência de minas.
De Binta para Guidaje na CCAÇ 3 , aí sim, era normal tropa e civis transportados em cima das viaturas facilmente se apropriarem de mercadoria transportada. O que passou a quase reduzir-se pois só as crianças e algumas mulheres passaram a usufruir do transporte. Cada viatura passou a ter um militar responsável pela vigilância da integridade de cada carga.Em Guidage passou a ser melhor controlado o abastecimento quer nos Depósitos , quer nas colunas por se ter criado o Vaguemestre nº 2, o Carlos Alberto Jerónimo , que se mantinha em Guidaje enquanto eu olhava pela recepção das mercadorias, zelava pelo Armazém Principal em Binta, e acompanhava as colunas de Binta para Guidaje, semanal/quinzenalmente ou quanto era decidido necessário abastecer.Caso do Luís Costa (1968/70), meu substituído em Guidaje... Foi transferido para Bissau a aguardar decisão de auto levantado por faltas grandes nos Depósitos. A esposa juntou-se a ele em Bissau até 1972 , ano em que foi decidido o auto e passou à disponibilidade.João M. Félix Dias.

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